Palestra familiariza estudantes com a Física de Partículas
O que significam expressões como Grande Colisor de Hádrons, Bóson de Higgs e partícula de Deus? Familiarizar os estudantes do ensino técnico com esses conhecimentos, provenientes da Física de Partículas, foi o objetivo da palestra “Túnel do tempo: de volta para a origem do Universo”, realizada no campus Nova Iguaçu, no dia 29 de junho.
A atividade explorou o mundo das partículas elementares e a tecnologia que auxilia nessa “aventura”. Introduziu conceitos básicos sobre Física de Partículas, associando-os a aplicações em diferentes áreas do conhecimento e a estudos sobre a origem do Universo.
“O Grande Colisor de Hádrons (LHC, do inglês Large Hadron Collider) é um colisor de partículas por meio do qual têm sido conseguidas importantes contribuições teóricas. Com informações vindas das colisões de partículas, podemos, por exemplo, recriar as condições que existiam logo após a criação do Universo”, explica a professora responsável pela organização da atividade, Marta Máximo.
A palestra integra o projeto “Física experimental e tecnologias associadas: estimulando estudantes com visitas virtuais ao detector ATLAS no LHC”,financiado pela Faperj por meio do Edital de Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, de 2014. O projeto é realizado no âmbito do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do campus Nova Iguaçu.
Além de promover o contato dos alunos com estudos recentes da Física, a palestra também visa preparar os estudantes para as futuras atividades do projeto, como a realização de visitas virtuais a um dos experimentos do LHC, o Aparato Toroidal do LHC (ATLAS, do inglês A Toroidal LHC Apparatus).
Redes Sociais