Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisadores de 22 países apresentam 115 trabalhos sobre Ensino da Ciência
Início do conteúdo da página

Pesquisadores de 22 países apresentam 115 trabalhos sobre Ensino da Ciência

Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2015, 20h20 | Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2015, 20h27 | Acessos: 1980

A XIII Conferência Internacional sobre História, Filosofia e Ensino da Ciência (13th Biennial IHPST Conference), que acontece no Cefet/RJ entre os dias 22 e 25 de julho, vai reunir pesquisadores de 22 países que apresentarão 115 trabalhos acadêmicos. Desse total, 49 são de professores, doutorandos e mestrandos de programas de pós-graduação do Brasil. O Cefet/RJ está representado com dez trabalhos.

A conferência, considerada uma das mais importantes da área de História, Filosofia e Ensino de Ciências, acontece a cada dois anos e é organizada pelo “The International Group of History, Philosophy and Science Teaching” (IHPST), grupo fundado em 1987. Pela primeira vez, o evento vai acontecer fora do eixo Europa-Canadá-Estados Unidos. O principal objetivo do IHPST é o aperfeiçoamento do ensino da Ciência e da Matemática nas escolas e universidades.

Além do Brasil, irão apresentar trabalhos pesquisadores da Argentina, Colômbia, Chile, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Portugal, Espanha, Inglaterra, Grécia, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Bélgica, Turquia, Líbano, Israel, Arábia Saudita, China e Coreia do Sul. Com múltiplas perspectivas teóricas, esses trabalhos discutem como a História e Filosofia da Ciência se relacionam com as questões curriculares e pedagógicas presentes no processo de ensino-aprendizagem das ciências e da Matemática.

 

Organizadores

Os professores Marco Braga e Andreia Guerra, do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) do Cefet/RJ, são os responsáveis pela organização do evento. Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Braga ressalta que a realização da “13th Biennial IHPST Conference” no Rio de Janeiro marca a importância do Cefet/RJ no cenário internacional das pesquisas na área de História e Filosofia da Ciência no Ensino. “Para nós, é uma honra receber grupos de pesquisas de diversos países e uma oportunidade única para o Cefet/RJ ter sido o local escolhido para sediar o mais importante evento da área”, destaca o professor.

O Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) começou com o curso de mestrado em 2010 e possui, atualmente, quatro linhas de pesquisa: História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia no Ensino; Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino; Novas abordagens em Educação e Tecnologia; Formação de Professores em Ciência, Tecnologia e Educação. O curso de doutorado do PPCTE, o primeiro do Cefet/RJ, começou em 2013.

O evento teve início hoje, quando foi realizado um workshop sobre “História e Filosofia da Ciência em sala de aula”. Estiveram presentes quatro pesquisadores: Peter Heering (Europa-Universität Flensburg); Agustín Aduriz-Bravo (Universidad de Buenos Aires); Igal Galili (The Hebrew University of Jerusalem); Don Metz (University of Winnipeg). É a primeira vez que a “IHPST Conference” começa com uma pré-conferência. “Essa foi uma ideia que surgiu aqui no Cefet/RJ e é o único momento em que haverá tradução simultânea para o português. Convidamos quatro pesquisadores que são as referências bibliográficas que nossos alunos estão lendo”, informa o professor Marco Braga. Foram abertas, nesse workshop, 50 vagas para estudantes brasileiros de pós-graduação. Nos demais dias da “13th Biennial IHPST Conference”, os trabalhos serão apresentados apenas em língua inglesa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página