Cefet/RJ vence quatro premiações na XIII FECTI
Durante os dias 6 e 7 de dezembro, o Cefet/RJ sediou, pelo quarto ano seguido, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Foram expostos 176 trabalhos de escolas públicas e particulares de 40 municípios do estado. Das doze premiações do evento, quatro foram destinadas a projetos do Cefet/RJ.
Os trabalhos expostos nos estandes da FECTI estavam divididos em seis categorias, sendo duas destinadas ao ensino fundamental e quatro ao ensino médio e técnico. Onze projetos de alunos dos diversos campi do Cefet/RJ foram selecionados para participar da exposição. Ao final do evento, a instituição ficou na segunda colocação na categoria Ciências Biológicas e da Saúde e ocupou o primeiro e segundo lugares na categoria Desenvolvimento de Tecnologia, além de ganhar o Prêmio de Divulgação Científica na mesma categoria.
A cerimônia de abertura da FECTI foi realizada no Auditório 1 e teve a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues; do presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues; do presidente da Faetec, Romulo Massacesi; do diretor-geral pro tempore do Cefet/RJ, Marcelo Nogueira; e da vice-presidente científica da Fundação Cecierj, Monica Dahmouche.
Em seu discurso durante a abertura da feira, o secretário Leonardo Rodrigues se dirigiu diretamente aos alunos presentes no auditório. “Vocês precisam acreditar no projeto de vida de vocês. Vocês é que irão ditar o ritmo do futuro. A tecnologia está avançando muito rápido e nós precisamos estar atentos a isso”, destacou Rodrigues.
A coordenadora geral da FECTI, Vera Cascon, destacou que a feira contempla a produção científica de estudantes de todas as regiões do estado, com protagonismo dos alunos da rede pública. “Mais de 80% dos trabalhos, atualmente, são oriundos de escolas públicas, mas hoje só conseguimos garantir a participação dos alunos que vêm de longe com financiamento de transporte, hospedagem e alimentação para esses estudantes”, disse a coordenadora.
Os alunos Pethersen Bueno, Stela Bueno e Ana Paula Oliveira, do Colégio Estadual Deodato Linhares, localizado no município de Miracema, região noroeste do estado, participaram pela segunda vez da feira e apresentaram um projeto de conscientização e sensibilização sobre transtornos alimentares. Pethersen falou sobre a satisfação de poder participar de uma feira do porte da FECTI. “É importante mostrar que há uma produção científica nas escolas do interior, porque há uma visão de que a ciência está morrendo. Sair do interior, onde não tem toda essa estrutura, para apresentar uma pesquisa junto com outros jovens e pode representar o meu município é gratificante demais.”
A cerimônia de encerramento contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes e com a presença do presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues, que realizou a entrega das medalhas às equipes premiadas.
Veja, abaixo, a lista detalhada dos projetos do Cefet/RJ premiados na XIII FECTI:
Campus Nova Iguaçu
1º lugar na categoria Desenvolvimento de Tecnologia
Projeto: Sistema automatizado para economia e reúso de água da chuva
Estudantes: Paulo Roberto de Oliveira Filho, Rafaela Torres Petiniunas de Araújo
Orientador: Valdinei Morais de Oliveira
Coordenador: Tito Gonçalves de Sousa
Alunos do campus Nova Iguaçu comemoram a conquista do 1º lugar
Campus Maria da Graça
2º lugar na categoria Desenvolvimento de Tecnologia
Projeto: PCB Express
Estudantes: Eduardo André da Silva, Thamiris Bernardo de Paula
Orientador: Jair Medeiros Júnior
Coorientador: Christiano Fuschilo
Campus Maracanã
Prêmio Divulgação Científica na categoria Desenvolvimento de Tecnologia
Projeto: Dispositivos facilitadores de prevenção e combate a incêndio
Estudantes: Bernardo Manhães Cantuaria Moura, Gustavo Henrique Santana da Silva, Maryêva Paulinho Vieira
Orientadora: Myrna da Cunha
Coorientador: Alexandre Martinez dos Santos
Campus Nova Friburgo
2º lugar na categoria Ciências Biológicas e da Saúde
Projeto: Biosid’s: adubo a partir de matéria orgânica, usado como fertirrigação
Estudantes: Carlos Eduardo de Schuller Banjar, Cauã Pascoal Santos Junger, Ian de Aquino Bianquini
Orientador: Gisela Bochner
Coorientador: Anderson Fernandes Souza
Redes Sociais