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Quatro cursos do Cefet/RJ conquistam nota máxima na avaliação do Enade

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 14h49 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 14h49 | Acessos: 4451

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Os cursos superiores de Engenharia Civil e de tecnologia em Gestão Ambiental, do campus Maracanã, de Engenharia de Produção, do campus Itaguaí, e de Engenharia de Produção na modalidade a distância (EAD) receberam conceito 5 – a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A avaliação foi divulgada na terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é referente à prova aplicada em novembro de 2019.

O resultado conquistado pelo Cefet/RJ supera o desempenho obtido em 2018. Na ocasião, a instituição obteve dois cursos com nota máxima no Enade – Turismo, do campus Petrópolis, e Administração, do campus Maracanã –, que não foram submetidos à avaliação nesta edição. Entre os cursos que tiraram nota máxima, o bacharelado em Engenharia Civil aumentou a sua de 4 para 5. Os demais não haviam sido avaliados no exame anterior.

Outras graduações também tiveram desempenho positivo na aplicação do Enade de 2019. Os bacharelados em Engenharia Mecânica, dos campi Angra dos Reis, Itaguaí, Maracanã e Nova Iguaçu; Engenharia de Produção, dos campi Maracanã e Nova Iguaçu; Engenharia de Alimentos, do campus Valença; e Engenharia da Computação, do campus Petrópolis, receberam conceito 4. Ao todo, 16 cursos foram avaliados.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares e às habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes durante sua formação. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O exame é um importante indicador para aferir o nível de qualidade da educação superior no país.

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