Comunicado do Conselho Diretor sobre a Comissão Eleitoral que irá conduzir o processo de consulta à comunidade para a escolha do diretor-geral
Visando dar transparência ao processo eleitoral, o Conselho Diretor informa sobre a composição da Comissão Eleitoral e presta esclarecimentos sobre o assunto. Essa comissão será responsável por conduzir o processo de escolha do nome a ser indicado para o cargo de diretor-geral do Cefet/RJ (mandato 2015-2019).
De acordo com o Decreto nº 4.877, de 13 de novembro de 2003, a Comissão Eleitoral deverá ser composta por três representantes do corpo docente, três representantes dos servidores técnico-administrativos e três representantes do corpo discente. Entretanto, considerando o baixo número de inscrições (quatro docentes, cinco técnico-administrativos e nenhum discente) e objetivando a participação de todos que se voluntariaram, foi acordado, entre os inscritos e o Conselho Diretor (CODIR), que todos comporiam a Comissão Eleitoral. Esse acordo também teve como objetivo otimizar o processo gerencial, uma vez que seria preciso mobilizar todos os oito campi da instituição para excluir apenas três membros dentre os que se candidataram. Tal procedimento demonstra a preocupação deste conselho com a participação da comunidade.
Esse acordo já havia sido referendado, em 13/02/2015, em reunião extraordinária na qual foram homologadas as inscrições dos candidatos à comissão (Portaria nº 156/2015). Como não houve nenhum discente inscrito, o prazo foi prorrogado e houve seis inscrições, que foram aceitas seguindo o mesmo critério. É importante ressaltar, ainda, que o processo eleitoral para o mandato de 2015-2019 foi espelhado nos processos eleitorais anteriores, inclusive no que diz respeito a prazos.
Tendo em vista, porém, os questionamentos feitos pela Associação de Docentes do Cefet/RJ (ADCEFET-RJ) sobre a composição da comissão e prezando pelo respeito à legislação que disciplina o processo de escolha de dirigentes no âmbito dos Centros Federais de Educação Tecnológica, o CODIR decidiu hoje, dia 06/03/2015, em sessão ordinária, pela realização de eleições para a Comissão Eleitoral, mantendo-se as candidaturas já inscritas. Um novo calendário para o processo eleitoral foi aprovado, respeitando o prazo máximo para conclusão e encaminhamento ao Ministério da Educação. As eleições para a Comissão Eleitoral serão realizadas nos dias 11 e 12 de março de 2015 em todos os campi, mantendo-se os horários estabelecidos anteriormente.
O novo calendário do processo eleitoral pode ser consultado por meio da Resolução n. 07/2015 do Conselho Diretor.
Redes Sociais