CEFET/RJ tem Professor selecionado para participar do curso no Acelerador de Partículas do CERN na Suíça
O professor Wagner Souza, da Unidade sede Maracanã, foi selecionado em criterioso processo de âmbito nacional para integrar uma equipe de professores brasileiros que fará, em agosto, um curso de 10 dias no Acelerador de Partículas do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), na Suíça.
No Brasil, 30 professores de ensino médio foram escolhidos para participar do curso, que será ministrado todo em português e acompanhado por um cientista brasileiro. O critério para a seleção dos docentes que vão compor o grupo foi baseado em três pilares: análise de currículo, exposição de motivos e apresentação de uma proposta de retorno.
A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) é o maior laboratório de Física de Partículas do mundo. Fundado em 1954, com sede em Genebra, Suíça, congrega atualmente 20 Estados-membros, todos europeus, 6 Estados e 2 Organizações Internacionais como observadores, além de 28 participantes não-membros, entre os quais o Brasil.
No ano de 2009, o CERN recolocou em funcionamento o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC), que em 2012 detectou o Bóson de Higgs, última partícula prevista pelo Modelo Padrão a ser detectada e que rendeu, em 2013, o prêmio Nobel de Física aos pesquisadores que previram sua existência.
Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.
No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas de Ensino Médio, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN.
Redes Sociais